A origem do sobrenome
Os documentos mais antigos sobre a família Da Canal podem ser encontrados no Arquivo Histórico do Município de Mel, denominados "estimi"*, que datam de 1499, indispensáveis para a cobrança do imposto predial naquela região.
Os atos de batismo começam a ser registados na paróquia de Santa Maria de Mel, no ano de 1609, enquanto que para casamentos e falecimentos começam no ano de 1634.
Mais documentação antiga sobre a família, pode ser encontrada nos arquivos do estado de Belluno, onde podemos encontrar escrituras de compra e venda de bens e testamentos que datam do final de 1400, documentos feitos por notários, com escrita latina ou italiana (forma dialetal).
Inicialmente, o termo mais utilizado para o sobrenome era “A Canali", "A Canal" e "dal Canal”, somente depois o sobrenome se estabilizaria em Da Canal, atualmente difundido no Município de Mel.
As alcunhas utilizadas ao longo do tempo para distinguir os vários ramos da família são: Poli - Nena - Sala - Ros - Bianchi - Paulin - Giustiniot e outras, atualmente em uso nas aldeias Belluno.
Originário da aldeia de Carve, município de Mel, província de Belluno, região de Veneto na Itália.
No Brasil o sobrenome teve algumas variações como Dacanal, Dalcanali, Dal Canal e Canali.
Estimi = Compilação de documentos sobre cobrança de impostos.
Fonte e colaboração: Luciano Riposi